Aurora altera o horário de trabalho nos dias 24 e 31 no frigorífico de suínos


A Aurora Alimentos comunicou o SindiAlimentação nesta semana de que irá diminuir a carga horária nos dias 24 e 31 de dezembro para que a maioria dos trabalhadores seja liberada entre as 17h e 18h. Algumas atividades irão trabalhar até as 20h. “Nós entendemos que os trabalhadores mereciam mais, mas infelizmente a empresa entende como um dia normal de trabalho”, afirma o presidente do Sindicato, Osmar Padilha.

A mudança no horário da jornada de trabalho nos dias 24 e 31 de dezembro no frigorífico de suínos entrou na pauta do SindiAlimentação desde o momento a empresa sugeriu a troca de datas e os trabalhadores da unidade negaram o pedido da empresa em trocar hora por hora os feriados nos dias 15/11/2021 e 19/03/2021.

Desde então, o Sindicato oficializou a empresa para que a mesma considerasse a opção de liberar os trabalhadores. “O discurso por parte da empresa sempre foi o mesmo: que era dia normal de trabalho e iria trabalhar como os demais dias”, comenta o vice-presidente da entidade, Diego Lauer.

Com a resposta negativa, o SindiAlimentação intensificou as ações na tentativa de convencer a direção da empresa a considerar o desejo dos trabalhadores. Com a utilização de carro de som, foi realizada a coleta de assinaturas em um abaixo-assinado. “Não medimos esforços para mudar a decisão”, considera Padilha.

Nesta semana a Aurora Alimentos comunicou que “nos dias 24/12/2021 e 31/12/2021 caso as atividades ocorram dentro da normalidade, o frigorífico e a indústria deverão ter as mesmas encerradas para a maioria dos trabalhadores entre as 17hs e 18hs e para algumas atividades se estenderá até as 20hs nos respectivos dias”. As horas restantes da carga horária deverão ser compensadas ou abonada futuramente do banco de horas.

Para o presidente do SindiAlimentação, a decisão é importante. “Houve uma luta e empenho do Sindicato e esta pequena vitória deve-se em grande parte a atuação do SindiAlimentação” mas reafirmo que a empresa poderia ser mais solidária aos seus trabalhadores, comenta.


Receba as notícias do SindiAlimentação no seu WhatsApp