Lançamento da Campanha Salarial 2024/2025:
A Assembleia Geral ocorreu no dia 14 de abril de 2024, domingo. Sendo que a primeira chamada iniciou-se às 08:30 da manhã e a segunda chamada às 09:30, na Sede Esportiva do SindiAlimentação, localizada no Bairro Três Vendas em Erechim.
- Assuntos da Assembleia Geral:
- Autorização da categoria para o Sindicato representar os trabalhadores em assuntos que forem necessários e pertinentes de apreciação da assembleia;
- Aprovação da pauta de reveindicações da Campanha Salarial 2024 e 2025;
- Prestação de contas 2023;
- Outros assuntos de interesse da categoria;
Os primeiros 300 trabalhadores que participaram da Assembleia receberam uma camiseta com a identidade visual oficial da Campanha de 2024. Conforme edital publicado na data de 02.04.23 em circulação no Jornal Bom Dia, os assuntos são explicativos podendo ser vistos em sua totalidade no edital.
- Eixos da Campanha:
- 01° – Piso de R$ 2.000,00;
- 02° – Reajuste de 100% do INPC, mais 5% de aumento real;
- 03° – Dia 31: 07 dias;
- 04° – PPR mínimo de 01 piso;
- 05° – Auxílio Escolar de 01 piso;
- 06° – Auxílio Creche de 30% do piso – mensal;
- 07° – Cesta Básica ou Cartão Alimentação Mensal de R$ 550,00;
- 08° – Passe Livre;
- 09° – Abono de 01 piso;
- 10° – Licença Maternidade de 180 dias e Paternidade de 30 dias;
- 11° – Jornada Semanal de 40 horas, sem redução de salário;
- 12° – Valorização da Negociação Coletiva: Alterações de contrato e de jornada com participação do Sindicato e decisão da Assembleia.
- 13° – Valorização do associado e/ou contribuinte: Cláusulas mais benéficas a quem contribui com o Sindicato;
- 14° – Defesa das pausas e demais direitos da NR-36;
- 15° – Espaço para SINDICALIZAÇÃO e a integração permanente no local de trabalho;
- 16° – Respeito à dignidade: O ritmo da produção deve ser adequado de forma a preservar a saúde do trabalhador.
Mobilizar para Avançar!
O Sindicato iniciou a campanha salarial dos trabalhadores e trabalhadoras nas Indústrias da Alimentação de Erechim e Região. A pré pauta de reivindicações com os anseios dos trabalhadores foi montada juntamente com a categoria na Assembleia Geral no dia 14 de abril de 2024 na Sede Esportiva do Sindicato. Os desafios enfrentados são grandes, o cenário de instabilidade global e as tentativas das empresas em retirar direitos dos trabalhadores continuam presentes.
No Estado do Rio Grande do Sul as negociações já estão ocorrendo e a pauta patronal e de parcelamento do INPC também. Por esse motivo, houve a convocação dos trabalhadores para junto com o Sindicato, fortalecer a pauta de reivindicações e entender que o momento é de as empresas olharem com mais atenção e carinho para seus trabalhadores, pois é na negociação de dissídio que se valoriza o empenho dos trabalhadores que enfrentaram todo o período da outra campanha salarial até o momento. Sem contar com fatores como a falta de mão de obra nos últimos anos, a necessidade de suprir toda a produção, gerando lucros sem precedentes para o Setor Patronal. A negociação salarial é o momento de mostrar o real valor dos trabalhadores.
Jamais iremos nos deixar intimidar e juntos seguiremos lutando pelo que é justo.